Por que voltei a sentir dor?

Tempo de leitura < 1 minuto

Uma das situações mais comuns na prática ortopédica é a recidiva de dor após melhora temporária obtida após um bom programa de reabilitação.
A tendência à melhora de uma série de problemas musculoesqueléticos mediante programas que envolvem reforço / reequilíbrio muscular tem reduzido o número de procedimentos cirúrgicos para uma série de condições (dor patelar, discopatias, algumas formas de omalgia (ombros dolorosos por instabilidade, discinesia escapular…)).
Entretanto, a recidiva da dor após melhora obtida com esse tipo de abordagem comumente se deve à interrupção dos exercícios. Importante que se tenha em mente que a cura vem mediante uma melhora sustentada, que envolve a manutenção do tônus/volume muscular obtida mediante regularidade e sequência nos exercícios. Grosso modo, há certa similaridade com perdedores de peso que, após longo período de readequação alimentar, passam a agir naturalmente, respeitando certas condutas. Esse entendimento aliado a disciplina (constância + persistência) fazem parte do caminho para o êxito.

Por Dr. Carlos Zawitoski
CRM: 58.982

#medicoperito #medicina #ortopedia #saude #periciamedica #medico #DrCarlosZawitoski #dor #lesao

Deixe um comentário